Extra-virgindade

Existem milhares de tipos de azeites de oliva pelo mundo todo. No Oriente, incluindo a China e a Tailândia, os melhores produtos são usados não na cozinha, mas para cosméticos, cremes e massagens.

O extra-virgem é feito com a primeira espremedura a frio, moe-se tudo junto, e aquela azeitona amarga, horrível se transforma num óleo de sabor inigualável, adocicado e absolutamente saudável. O interessante é que o bagaço dessa moagem é combustível para as caldeiras que movimentam as fábricas, que sempre são no campo, ao lado dos olivais.

Para ser extra-virgem, a azeitona tem que ser processada em poucas horas, não pode ser ferida ­– por isso embaixo de todas as oliveiras tem uma espécie de expansão, como um colchão de espuma para o fruto não furar nem ser machucado – e tem no máximo 0,5% de acidez (no caso, ácidos graxos, maus para o colesterol). O restante, 99,5% de ácidos oléicos, são excelentes para o colesterol. Não emagrecem, são apenas bons para a saúde.

Hoje em tudo que é supermercado já se encontram os extra-virgens Borges, por exemplo. Temos os monovarietais, produzidos com um único tipo de azeitona. O que vem escrito na embalagem só extra-virgem, é na verdade um blended (mistura) de vários monovarietais. Vale a pena dar uma puxadinha no orçamento e ter este produto de primeiríssima. O importante é que seja na salada ou cozido. A gente tá precisando dar umas azeitadinhas na mesa do brasileiro.

SALADA DE FOLHAS COM VINAGRETE DE VINHO BRANCO

INGREDIENTES

2 tomates sem pele e sem sementes
1 cebola média picada
1 xícara de chá de cebolinha verde picada
1/2 xícara (chá) de vinho branco
4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1/2 xícara (chá) de azeite extra-virgem
Sal e aroeira (pimenta) a gosto

MODO DE PREPARO

Coloque em uma tigela os tomates e a cebola, picados em cubos pequenos, a cebolinha, o vinho, o vinagre, o sal e a pimenta. Mexa com cuidado. Regue com o azeite e deixe descansar na geladeira por 10 minutos.

MOLHO DE QUEIJO PRATO COM REQUEIJÃO PARA SERVIR COM CARNE VERMELHA OU MASSA

INGREDIENTES

3 colheres(sopa) de azeite extra-virgem
1/2 xícara (chá) de vinho branco
1 tablete de caldo de galinha
1 xícara (chá) de queijo prato picado
3 colheres (sopa) de requeijão cremoso

MODO DE PREPARO

Coloque em uma panela o azeite, o vinho e o caldo de galinha (esfarelado). Leve ao fogo e deixe por 2 minutos. Junte o queijo e cozinhe até derreter. Misture o requeijão e retire do fogo.

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 39 total, 2 max)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *