Molho de tomate assado para saladas e massas frias

Ingredientes: 3 a 4 tomates bem maduros de tamanho de médio para grande (não pode ser do tomate tipo salada); 1/4 de uma cebola grande ou 1/2 de uma média; 1 dente de alho descascado; 50ml de caldo de legumes sem gordura; 2 colheres (de sopa) de azeite extravirgem;1 colher (de sopa) de vinagre de vinho branco; sal e pimenta-do-reino que bastem; 20 a 30 folhas de manjericão (da variedade de folhas pequenas) ou 12 (se forem do manjericão graúdo); 1 colher (de sopa) de salsinha e cebolinha picadas.

Modo de fazer:

Lave e corte os tomates em quatro partes; elimine as sementes. Coloque numa assadeira pequena junto com a cebola e o dente de alho e deixe no forno aquecido em temperatura alta por cerca de 30 minutos para o tomate e a cebola murcharem bem. Retire do forno e passe os tomates por uma peneira apertando bem ou de preferência por um passador de legumes (passe-vite). Reserve. Coloque num liquidificador a cebola assada, o dente de alho, o caldo de legumes, as colheres (de sopa) de azeite e o vinagre. Bata e ponha numa vasilha.

Junte o tomate e tempere com sal e pimenta-do-reino. Na hora de utilizar o molho acrescente as folhas de manjericão picadas com tesoura e a mistura de salsinha e cebolinha.

Nota: Este molho vai muito bem com uma salada de massa com frutos do mar. A pouca quantidade de azeite poderá ser aumentada conforme seu gosto e … sua dieta!

Rendimento: Para quatro a seis pessoas

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 106 total, 11 max)
Esta entrada foi publicada em Molho. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *