Pão do Alex Castro

O Alex Castro, do blog Liberal Libertário Libertino, resolveu um dia fazer pão e pediu uma receita. Fez a receita que foi enviada por sua leitora Julia. Aqui está a receita, com os comentários da Julia:

Ingredientes:
– 1/2 kg de farinha de trigo refinada
– 1/2 kg de farinha de trigo integral ou farinha de centeio (aconselho fazer primeiro com trigo, o centeio é mais voluntarioso 😉 )
– 1/2 xícara de óleo (pode ser um pouco mais, o pão fica mais macio, experimente)
– 1/2 colher de sopa de sal
– Pouco menos de 1/2 litro de água morna
– 1 envelopes de fermento biológico seco

Misture as farinhas, o fermento e o sal em uma bacia. Acrescente o óleo e a água, e misture com uma colher grande até a água ser absorvida. Meta a mão na massa e amasse bem durante uns 15 minutos. A massa deve ficar macia, mas não grudar nas mãos, como um chiclete. Acrescente um pouquinho de água ou farinha se ficar muito ressecada (farinha sobrando nos cantos) ou muito mole (grudando muito nas mãos). Faça os pães em formato cilíndrico achatado, com 5-7cm de diâmetro por 20 de comprimento. Coloque em uma forma untada com óleo e deixe crescer por 20 min. Leve ao forno médio-quente e asse até ficar marronzinho. Deve dar uns 40-50 min.

Como o Alex é esfomeado, não esperou arrumar o trigo integral e fez pão branco mesmo, mas tb funciona. Também pode usar só a farinha integral. É uma receita super-hiper-mega básica, dá para ir incrementando com outros ingredientes e métodos à vontade, e é boa porque é muito rápida. Eu já tenho tanta prática que, de entrar na cozinha a colocar tudo na forma, demoro 20 minutos.

Um detalhe: o Alex experimentou fazer pão com farinhas de aveia e cevada, além de centeio e integral.

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 62 total, 2 max)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *