Receita sem nome

Essa receita foi inventada pela leitora Sandra e publicada em seu blog. Mas ainda não tem nome! Alguém pode nos ajudar a dar um nome?

Preparar o Shitake

Compre shitake fresco, lave, SEQUE, fatie e frite-o com azeite e só!!!! Espere secar toda a água, deixe fritar e pode até congelar (com o azeite da fritura). O cheiro é, no mínimo estranho, enquanto a água vai secando, mas passa. Eu juro! Uma bandeja dá para 3 a 4 porções congeladas.

Preparar o Broto de Bambu

Lave, fatie e cozinhe na panela de pressão, somente com água. Deixe “ao dente”. O broto de bambu não pode ser congelado. Fica molenga e aguado.

Preparar o Tempero

5 cebolas picadas, uns 15 dentes de alho, um pouco de cebolinha e salsinha. Bata tudo no liquidificador. Tempero pronto para arroz, feijão, carne, etc. Fácil, prático e agüenta bem mais de um mês na geladeira.

A Receita (para 3 a 4 pessoas)

Ingredientes

  • 1 porção de Shitake cozido
  • 3 bifes de alcatra fatiados (pode ser filet mignon)
  • 1 porção (uma xícara de chá) de broto de bambu
  • 4 colheres (sopa) de shoyo
  • 1 colher (sopa) de tempero
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 4 xícaras (de chá) de água fervente
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • Sal a gosto

Modo de fazer

Numa panela frite o tempero no azeite. Coloque a carne, deixe fritar um pouco e abaixe o fogo até que a carne comece a soltar água. Coloque a água fervente, o shoyo e o shitake. Depois de uns 10, 15 minutos de cozimento coloque o broto de bambu, acerte o sal e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos. Pode deixar parado nessa hora, caso não vá servir de imediato.

Antes de servir, deixe levantar fervura, vá peneirando farinha na panela e vá mexendo devagar, sempre com fogo baixo, até engrossar.

Acompanha arroz branco (não necessariamente o gohan – arroz tipo japonês) e abobrinha refogada.

Abobrinha Refogada

Corte em quadrados 3 abobrinhas pequenas (diferente daquela “normal”) e sem o miolo. Numa frigideira, fite o tempero pronto no azeite. Coloque a abobrinha picada, sal e deixe fritar em fogo baixo até parecer meio “derretida” por fora, mas crocante ao morder.

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 38 total, 2 max)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *