Profiteroles da Garota sem Fio

Eis que abro o blog da Bia Kunze, a Garota Sem Fio, e dou de cara com uma receita:

Num desses grandes mistérios do Google, nas últimas semanas meu blog foi assaltado por moçoilas desesperadas atrás da receita de profiterólis (ou profiteróles, ainda não descobri a grafia correta). Tudo graças a um post de 2003, em que eu falava que havia comemorado meu aniversário com minha sobremesa favorita. Até ontem eu não entendia esse alvoroço todo, até que uma conhecida comentou que o protagonista da novela Cobras & Lagartos, o tal Foguinho, era doido por essa sobremesa. O profiterólis tem origem italiana e é basicamente composto por bombinhas de massa recheadas com sorvete (aqui no sul as chamamos de “carolinas”) e calda quente de chocolate. Aliás, dizem que a sobremesa foi tão presente na novela quanto o próprio personagem. Tá explicado o mistério. Então, povo, eis a receita. Divirtam-se!

Ingredientes:

1/2 xícara de leite integral
130 gramas de manteiga sem sal (1 bastão mais 1 colher de sobremesa)
1/4 colher de chá de sal de cozinha
1 xícara de farinha de trigo peneirada
5 ovos grandes
1 gema levemente batida
1/4 xícara de leite integral bem misturado com 1/4 de xícara de creme de leite
220 gramas de chocolate meio amargo, picado
2 xícaras de sorvete de baunilha

Preparo:

Aqueça o forno a 175ºC (fogo médio). Em uma panela média, combine o leite, manteiga, sal e meia xícara de água. Ferva. Adicione a farinha peneirada e misture com uma colher de pau até que completamente combinado. Continue mexendo, ao fogo médio, por mais 3 minutos. Transfira a massa pra uma tigela e, usando uma batedeira, bata em velocidade baixa por alguns minutos para a temperatura da massa abaixar. Aumente a velocidade para médio e adicione os ovos, um a um. Misture até que a massa fique macia e fria, em média 4 minutos.

Coloque a massa em um saco de confeiteiro (com a ponta número 9), ou utilize uma colher de sobremesa, para formar pequenos bolinhos, de mais ou menos 3 centímetros de diâmetro. Eu usei um ziploc cortado na ponta, visto que a massa é muito grudenta e meu saco de confeiteiro só vai até ponta número 5.

Coloque os bolinhos sobre uma forma forrada com papel manteiga. Pincele os bolinhos com a gema de ovo batida e leve ao forno. Asse por 45 minutos, ou até que dourado. Esfrie os bolinhos em um rack e os corte de lado com uma serra de pão.

Faça o molho de chocolate imediatamente antes de servir. Esquente o leite e creme de leite em uma panela até que faça espuma. Coloque em fogo baixo e adicione o chocolate. Misture até que todo o chocolate esteja derretido e o molho esteja macio e brilhante. Mantenha quente sobre uma panela de água borbulhando (não fervendo). Encha os bolinhos com uma pequena bola de sorvete.

Sirva o chocolate em uma molheira e leve à mesa com os bolinhos.

Tirei daqui. Na próxima vez que eu receber visitas em casa, prometo experimentar a receita.

(PostRating: 0 hits today, 0 yesterday, 55 total, 2 max)

One Response to “Profiteroles da Garota sem Fio”

  1. Gorete

    Realmente, essa é a receita da hora; virou uma febre. Pior (para a nossa dieta) que é mesmo deliciosa. Hehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *